Psicoterapia para Adultos
O psicólogo clínico é um profissional formado em Psicologia, treinado para usar modelos e métodos psicológicos, com o objetivo de ajudar a pessoa a lidar com problemas existências, dificuldades do cotidiano, adquirir autoconhecimento, entre outros.
O papel do psicólogo não é o de dar soluções ou respostas “mágicas”, mas o de orientar a pessoa na resolução das suas dificuldades e auxiliá-la a encontrar as suas respostas.
A Psicoterapia pode trazer muitos benefícios, mas o importante é que a pessoa tenha consciência de que esse movimento implica esforço, dedicação e principalmente comprometimento, pois, pode ser um processo doloroso, por levar ao confronto com as suas preocupações e angústias. No entanto, é este mesmo processo que a permitirá desenvolver novas formas de lidar com as suas dificuldades se abrindo para possibilidades.
Grupos Terapêuticos
Convivemos grande parte de nossas vidas em grupos, compartilhando nosso cotidiano com outras pessoas, seja em grupos de amigos na escola, no trabalho, em família, afinal, não somos literalmente ninguém sem um ou alguns grupos de pertencimento.
Os grupos terapêuticos também funcionam como um espaço compartilhado, de maneira que seus componentes possam construir um ideal em comum, trocar experiências relativas ao tema, problema ou questão a ser trabalhada e principalmente encontrar alívio por saber que não estão sozinhos.
O psicólogo de grupos atua como facilitador para que o processo do grupo se desenvolva, pois não irá dirigir ou determinar o processo e sim, proporcionar condições para o seu desenvolvimento.
São exemplos de temas de grupos terapêuticos questões relacionadas à ansiedade, timidez, luto, depressão, estresse, humor, obesidade, relacionamento interpessoais, consumo de cigarro, álcool ou outras drogas entre outras.
S.O.S. Psicológico - Terapia Breve
Esse atendimento tem como finalidade, o acolhimento e o cuidado com o sofrimento da pessoa.
Todos nós temos momentos em que sentimos algum grau de tristeza, desespero, raiva, aborrecimento, irritabilidade, ansiedade e, em algumas situações nos sentimos sozinhos, confusos e sem recursos para encontrar uma saída, que pode ter a ver com amores e desamores, escolhas a serem feitas, perdas ou outra emoção desagradável.
Como é difícil lidar com o que se apresenta e como isto nos mobiliza....
O papel do psicólogo não é o de dar solução, mas naquele encontro, junto da pessoa que o procura, buscar uma compreensão do sofrimento que paralisa o seu existir e assim, conduzi-la a constituir um sentido para a experiência vivida, ajudando-a lidar melhor com seus recursos e limites.